Banco Central do Brasil mantém a taxa básica em 2%

taxa selic
Adriano Morais, Research Economist
taxa selic

O Banco Central do Brasil manteve a taxa básica de juros (SELIC) inalterada em 2% na reunião de 20 de janeiro. É a quarta reunião consecutiva que a autoridade monetária mantém a taxa constante no menor valor da série iniciada em 1999.

Com a decisão, a SELIC fica abaixo da inflação esperada pelo mercado, atualmente estimada em 3,43% para os próximos 12 meses, segundo pesquisa Focus do Banco Central de 18 de janeiro.

No comunicado logo após a reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) retira o forward guidance (prescrição futura), adotado em algumas reuniões anteriores para manifestar a intenção de continuar com os estímulos monetários.

De acordo com o comunicado de 20 de janeiro, as condições para o forward guidance deixaram de ser cumpridas, uma vez que as projeções de inflação estão mais próximas das metas. Isso significa que a autoridade monetária pode ter mais flexibilidade para elevar a SELIC nas próximas reuniões, caso necessário.

 

 

Selic Brasil

 

Precisa criar forecasts, estudos e insights com informações macro e setoriais customizadas? Conheça a plataforma de dados online Brasil Premium, que auxilia profissionais nas análises e tomada de decisões.

 

 

Country

Banco Central do Brasil mantém a taxa básica em 2%