Inflação brasileira acelera para 11,3% ano a ano em março

Inflacao brasileira
Adriano Morais, Research Economist
Inflacao brasileira

A inflação ao consumidor no Brasil acelerou em março, visto que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 11,3% em 12 meses, após uma alta de 10,54% nos 12 meses completados em fevereiro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que calcula o índice, a inflação de alimentos acelerou para 11,6% ano a ano em março, de 9,1% ano a ano em fevereiro, refletindo preços mais altos de tubérculos, raízes e hortaliças (+55,9% ano a ano).

O subíndice habitação cresceu 15% ano a ano em março, ante 14,6% ano a ano em fevereiro, influenciado pelos maiores preços do gás de botijão (+29,6% ano a ano) e energia elétrica (+28,5% ano a ano). Cinco outros subíndices aceleraram em março – vestuário, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação – enquanto os preços de eletrodomésticos e transportes desaceleraram no mês, na base anual.

Na base mensal, o IPCA subiu 1,62% mês a mês em março, considerando o ajuste sazonal, após registrar uma alta de 1,01% mês a mês em fevereiro.

Os preços de transportes subiram 3% mês a mês no terceiro mês do ano, devido principalmente aos preços mais elevados dos combustíveis.

O subíndice de alimentos e bebidas aumentou 2,42% mês a mês, refletindo preços mais altos de cenoura (+31,5% mês a mês), tomate (+27,2% mês a mês), leite longa-vida (+9,3% mês a mês) e óleo de soja (+9% mês a mês).

Segundo o IBGE, a inflação ao consumidor acelerou em oito dos nove segmentos analisados em março, na comparação mensal. O subíndice de comunicação foi o único a diminuir, em 0,05% mês a mês.

inflacao Brasil

 

Esta análise é produzida a partir de dados da plataforma Brasil Premium da CEIC Data. Não é cliente CEIC Data? Clique aqui para solicitar um free trial

Country

Seg, 2022-04-11 12:39 Inflação brasileira acelera para 11,3% ano a ano em março