Agronegócio Brasileiro se destaca em meio à pandemia

macroeconomia Brasil
Cristiane Mancini, Product Manager LatAm
macroeconomia Brasil

Dentre poucos setores da economia brasileira a registrar crescimentos seguidos mesmo em meio à pandemia, o agronegócio apresenta números positivos e poderá se tornar, nos próximos anos, o foco de investimentos estrangeiros no País. 

O setor apresenta produtividade e capacidade técnica e de suprimento, registrando expansão de produção de laranja, cacau, aveia, feijao, cevada, café arábica, soja, açúcar, algodão e milho e o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) dos últimos 30 anos, em torno de R$ 697 bilhões.

Apesar da excelente performance, a cautela e a atenção à liquidez são prioridades para as empresas neste momento dada a incerteza e a instabilidade do momento, principalmente após as perspectivas recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil e para os demais países parceiros.

Alguns países restringiram a exportação de alimentos afim de se auto protegerem do vírus, gerando preocupação aos parceiros pela possível falta de suprimento alimentar. Enquanto isso, o Brasil tem se apresentado garantidor da segurança alimentar em âmbito internacional. Consequentemente, esse fator promove e promoverá sua credibilidade e continuará gerando renda para o País.

Outro fator que permite o destaque do setor como um todo é o investimento maciço na introdução de novas tecnologias que por sua vez, promove produtividade, produção em maior escala e qualidade.

 

agronegocio macroeconomia
 

 

Quer criar insights como esse, utilizando dados macroeconômicos e setoriais? Conheça a plataforma de dados Brasil Premium, que auxilia profissionais nas análises e tomada de decisões.

Country

10th 六月 2020 Agronegócio Brasileiro se destaca em meio à pandemia