Footer logo

Região Norte é a que mais demanda crédito no Brasil

Data byte
Cristiane Mancini, Product Manager LatAm
Data byte

A demanda por crédito dos consumidores brasileiros segue em expansão com destaque para a região Norte onde apresentou a maior alta, +22,4% em novembro de 2019 sobre o mesmo mês do ano anterior segundo a Serasa Experian.

A expansão do crédito poderia ser explicada pelas quedas sequenciais dos juros nos últimos meses no País se não fossem consideradas a caracterização regional e os elevados patamares de inadimplência.

As regiões Nordeste e o Centro Oeste também apresentaram crescimento significativo. A alta demanda por crédito no Nordeste é justificada pela renegociação de dívidas e não por um dinamismo econômico regional. Enquanto a elevação na região Centro-Oeste é explicada pelo agronegócio em expansão, setor este em que as concessões de créditos são realizadas como pessoas físicas e não  como jurídicas, impulsionando os dados positivos neste sentido.

Fonte: CEIC Data
Fonte: CEIC Data

 

O Cadastro Positivo traz otimismo para aqueles brasileiros que honraram e honram seus pagamentos. Ao incluir hábitos como pontualidade, negativações, crédito, gastos mais frequentes, montante de renda comprometida, dentre outros aspectos, o score do consumidor confere possibilidades de concessão de crédito mais barato e menos burocrático.

Por outro lado, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) responde ao impulso da demanda creditícia, expandindo suas concessões em um momento em que o mercado de trabalho não cresce na mesma proporção principalmente para àqueles com rendimentos menores, cujo comportamento é mais volátil e se voltam ao mercado de crédito, uma vez que a situação da economia piora.

 

Fonte: CEIC Data Brasil Premium

Precisa de dados sobre o mercado de crédito no Brasil? Peça uma demo do Brasil Premium. Nossa plataforma para profissionais com +320 mil séries históricas macro e setoriais.

Country

17th 十二月 2019 Região Norte é a que mais demanda crédito no Brasil