Banco Central do Brasil reduz a taxa de juros para 2,25%

Taxa de juros Brasil
Adriano Morais, Research Economist
Taxa de juros Brasil

Em 17 de junho, o Banco Central do Brasil anunciou mais um corte na taxa básica de juros (taxa Selic) em 0,75pp para 2,25%. Esse é o oitavo corte nos últimos onze meses, o segundo consecutivo desse tamanho, e faz parte das medidas que o Banco Central vem tomando para amortecer os efeitos econômicos negativos da pandemia de Covid-19 no Brasil.

O corte nas taxas era amplamente esperado. No comunicado após a reunião anterior, em 6 de maio, o comitê declarou que considerava um corte adicional, também de até 0,75pp, para enfrentar as conseqüências econômicas da pandemia. Além disso, a inflação no Brasil desacelerou para 1,88%  a/a em maio, de 2,4% em abril, bem abaixo da meta de 4% a / a em 2020. Na declaração após a reunião atual, o comitê estava menos claro sobre sua próxima decisão, condicionando-a a informações futuras sobre o desenvolvimento da pandemia e sobre a situação fiscal do país.

Taxa Selic Brasil

 

Quer criar insights como esse, utilizando dados macroeconômicos e setoriais? Conheça a plataforma de dados Brasil Premium, que auxilia profissionais nas análises e tomada de decisões.

Country

25th 6월 2020 Banco Central do Brasil reduz a taxa de juros para 2,25%