Produção industrial do Brasil cai 3,9% em setembro, na base anual

industria producao macroeconomia
Adriano Morais, Research Economist
industria producao macroeconomia

O índice de produção industrial do Brasil diminuiu 3,9% ano a ano em setembro de 2021, após uma queda de 0,7% ano a ano no mês anterior, refletindo uma escassez de insumos e maiores custos de eletricidade e de matérias-primas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza a pesquisa, o subíndice de bens de consumo duráveis ​​registrou a maior queda em setembro, de 22,3% ano a ano, seguido por bens de consumo semi e não duráveis ​​(-5 %) e bens intermediários (-3,6%). A produção de bens de capital, por outro lado, cresceu 15% ano a ano no nono mês de 2021, devido à alta utilização da capacidade instalada na indústria.

Entre os setores, a produção industrial caiu para produtos alimentícios (-11,9% ano a ano), automotivo (- 7,9% ano a ano), coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (- 4,6% ano a ano) e computadores, produtos eletrônicos e ópticos (- 18,7% ano a ano). Por outro lado, o índice aumentou para máquinas e equipamentos (+ 14,5% ano a ano), metalurgia básica (+ 10% ano a ano) e para a indústria extrativa (+ 3,2% ano a ano).

Apesar do ritmo acelerado de vacinação no país, o setor industrial brasileiro deve continuar enfrentando ventos contrários nos próximos meses, à medida que a economia enfrenta um alto desemprego e inflação crescente. O CEIC Leading Indicator do Brasil caiu para menos de 90 pontos em outubro – pela primeira vez desde junho de 2020 – e o Banco Central do Brasil, após aumentar a taxa básica de juros em 1,5 pp para 7,75% em 27 de outubro, declarou a intenção de aumentar a taxa na mesma magnitude, para 9,25% em dezembro.

O índice de produção industrial do Brasil é atualizado mensalmente, disponível de janeiro de 2003 a setembro de 2021. Os dados de crescimento do indicador atingiram um máximo histórico de 34,8% ano a ano em abril de 2021 e uma baixa recorde de -27,7% ano a ano em abril de 2020.

industria brasileira

 

Esta análise é produzida a partir de dados da plataforma Brasil Premium da CEIC Data. Clique aqui para solicitar uma demo

Country

2021/11/08(月) - 15:19 Produção industrial do Brasil cai 3,9% em setembro, na base anual