Produção industrial brasileira cai pelo segundo mês consecutivo em julho

macroeconomia indicadores macroeconomicos
Adriano Morais, Research Economist
macroeconomia indicadores macroeconomicos

O Índice de Produção Industrial (IPI) do Brasil caiu 1,3% mês a mês em julho, considerando o ajuste sazonal, em meio a uma menor demanda por produtos industriais, escassez de insumos e custos crescentes para os produtores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que faz a pesquisa, os segmentos de alimentos e bebidas tiveram o maior impacto no índice geral.

A produção de bebidas caiu 10,2% mês a mês em julho, enquanto a produção de alimentos diminuiu 1,8% mês a mês, visto que a inflação crescente, a renda mais baixa e o alto desemprego corroeram o poder de compra das famílias.

Outros setores que tiveram quedas na base mensal foram veículos (-2,8%), máquinas e equipamentos (-4%), outros equipamentos de transporte (-15,6%) e a indústria extrativa (-1,2%).

Na base anual, contudo, o IPI geral cresceu 1,2% ano a ano, refletindo um efeito de baixa base de comparação devido ao impacto severo da primeira onda do novo coronavírus.

IPI Brasil

 

Esta análise é produzida a partir de dados da plataforma Brasil Premium da CEIC Data. Clique aqui para solicitar uma demo

Country

2021/09/03(金) - 17:48 Produção industrial brasileira cai pelo segundo mês consecutivo em julho