Piauí, Sergipe e Espírito Santo: líderes na produção de cana-de-açúcar no Brasil

Produção Cana-de-açúcar
Cristiane Mancini, Product Manager LatAm
Produção Cana-de-açúcar

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, onde grande parte das usinas de processamento de cana podem escolher produzir açúcar ou etanol. Além disso, o País detém uma vantagem comparativa em relação aos Estados Unidos, onde as usinas de processamento de milho precisam primeiramente produzir açúcar para a partir dele produzir etanol.

As usinas do Brasil devem utilizar 39% da cana para a produção do adoçante em 2019/20, contra 35,7% na temporada anterior segundo entidades do setor.

O que não é de conhecimento geral são alguns resultados e a representatividade de alguns estados neste setor. O Piauí, por exemplo, presenciou um aumento da produtividade e produção resultando em uma significativa variação de 37,31% em 2019 sobre 2018.

Açucar Piaui

 

Não muito atrás, o Espiríto Santo contou com uma elevação de 33,33% sobre a mesma base de comparação. Um local de destaque no Estado é Viana. Cerca de 90% da cana produzida no município é comercializada para produção de caldo de cana na Grande Vitória, sendo 10% destinados à produção de cachaça. A cana-de-açúcar para caldo é tida como principal atividade da região e estão distribuídas em sete comunidades: Jucuruaba, Jucu, Camboapina, Pedra da Mulata, Santa Clara, Piapitangui e Tanque, totalizando aproximadamente 125 hectares, em que a produtividade média por hectare é de 2,75 toneladas por mês.

 

Açucar Espirito Santo

 

Em seguida, é possível encontrar o estado de Sergipe. Durante séculos o Estado foi totalmente dependente do cultivo de cana-de-açúcar, no entanto, com o passar das décadas, diversificou suas atividades. No entanto, mesmo atualmente a agricultura sergipana tem na cana-de-açúcar o seu principal produto, apresentando um crescimento de 10,33% em 2019 sobre 2018.

 

Açucar Sergipe

 

Além da produtividade em cada Estado apresentado, merecem destaque as pesquisas tecnológicas e científicas, que por sua vez, apontam, cada vez mais, diferentes funcionalidades para o etanol e para o açúcar, possibilitando novas aplicações para seus subprodutos. O caldo da cana em óleo pode substituir o diesel; as cinzas podem ser uma troca da areia na fabricação de concreto e argamassa e a partir da cana, produzir detergentes, cosméticos e óleos lubrificantes.

 

 

Fonte: CEIC Data Brasil Premium

Precisa de dados do setor de agro do Brasil? Peça uma demo do Brasil Premium. Nossa plataforma para profissionais com +320 mil séries históricas macro e setoriais.

 

 

Country

11th Disember 2019 Piauí, Sergipe e Espírito Santo: líderes na produção de cana-de-açúcar no Brasil