Dívidas com empréstimos no Brasil

endividamento
Cristiane Mancini, Product Manager LatAm
endividamento

Em ritmo de desaceleração, o número médio de dívidas individuais na categoria empréstimos permanece crescendo. Os dados mostram que em julho houve avanço de 0,17% na média de inadimplência na categoria de empréstimos por consumidor ante o mês anterior segundo a apuração da Serasa Experian.

Em contrapartida, a média do volume de dívidas apresentou queda bastante expressiva de 10,9% em julho ante o mesmo mês do ano anterior.

Cada consumidor inadimplente deve, em média, R$ 3.914,58 no período de janeiro a julho de 2019 enquanto no mesmo período do ano anterior essa média era de R$ 4.423,58, significando uma contração expressiva de 11,5% na categoria empréstimos.

De acordo com o indicador, apesar da média ainda elevada, a comparação ano-ano denota que os brasileiros tem se preocupado em honrar suas dívidas com empréstimos, mesmo que o cenário econômico ainda seja instável e exista frustração quanto à retomada da economia e reflexos positivos na vida do consumidor brasileiro.

Com o desemprego elevado e o achatamento da renda, a capacidade de pagamento das famílias brasileiras ainda é um dado que preocupa. Parte significativa busca por empréstimos com o objetivo de quitar dívidas com os recursos obtidos a juros mais elevados contraídos em situações de emergência ou para alongar uma dívida de curto prazo. O empréstimo também é considerado na abertura de novos negócios principalmente na alternativa ao desemprego; para realizar reformas residenciais e muitas vezes na modalidade consignado em que há a intenção de que não sejam quitadas.

 

debitos

 

Para acessar os dados desta análise  faça o login na base Brasil Premium.

Não é cliente CEIC? Entre em contato com a nossa equipe para ter acesso a este e outros dados da Base Brasil Premium.

 

Country

2nd October 2019 Dívidas com empréstimos no Brasil