CEIC Leading Indicator Brasil: Economia deve desacelerar no primeiro semestre de 2022

desaceleração econômica brasileira
Adriano Morais, Research Economist
desaceleração econômica brasileira

A economia do Brasil pode crescer abaixo da tendência de longo prazo no primeiro semestre de 2022, de acordo com o CEIC Leading Indicator, que antecipa pontos de inflexão no ciclo de negócios.

Depois de registrar uma alta de 103,5 em junho, o maior valor em cinco meses, o indicador caiu para 92,6 em setembro, abaixo da marca de 100 pelo terceiro mês consecutivo.

A taxa de desemprego permanece elevada no país e o aumento da inflação, em meio a uma grave crise de energia, reduz as chances de um crescimento substancial do PIB após a pandemia e, assim, a maior economia da América Latina deve ter uma atividade econômica moderada em 2022.

Algumas variáveis-chave determinaram o desempenho do CEIC Leading Indicator em setembro. O índice Ibovespa do mercado de ações caiu para 110.979 no final de setembro, ante 118.781 pontos registrados no final de agosto.

O aquecimento da construção civil pode desacelerar nos próximos meses, já que o índice de expectativa de compra de insumos caiu de 55,9 em agosto de 2021 para 55,1 em setembro.

O indicador de expectativa de inflação ao consumidor atingiu o pico de 7,7 em setembro, sustentado pela alta nos preços de energia elétrica, alimentos e combustíveis.

Os preços internacionais do petróleo bruto subiram para uma média mensal de US$ 73,9 por barril em setembro, de US$ 70,3 por barril em agosto.

O indicador de confiança da indústria de transformação recuou para 6,4% no nono mês do ano, ante 7% em agosto, o que pode ser explicado pela escassez global de peças e demais insumos, além das pressões inflacionárias.

O crescimento econômico do Brasil também deve ser moderado em um horizonte de médio e longo prazo, já que o CEIC Leading Indicator suavizado caiu 2 pontos para 94,7, abaixo do valor neutro de 100.

O banco central deve continuar reduzindo o estímulo monetário em resposta ao crescimento da inflação, aumentando a taxa básica de juros Selic até o final de 2021, e mantendo-a ao redor do mesmo patamar em 2022.

Além disso, incertezas políticas também devem impactar negativamente o desempenho econômico do Brasil no próximo ano, uma vez que o país terá eleições em outubro de 2022.

indicador econômico Brasil

Economia Brasileira

 

Esta análise é produzida a partir de dados da plataforma Brasil Premium da CEIC Data. Clique aqui para solicitar uma demo

Country

Do., 14.10.2021 - 02:07 CEIC Leading Indicator Brasil: Economia deve desacelerar no primeiro semestre de 2022